logoaquasalads

.

Aquaponia é um sistema de cultivo já usado em vários países como alternativa a para maximizar o uso da agua ou mesmo para aqueles que tenham interesse em agricultura urbana.

Peixes liberam seus dejetos na água que serão úteis para as plantas e estas  por sua vez, limpam a água para os peixes.

como funciona

Esse é o funcionamento básico da Aquaponia - a produção integrada de peixes e vegetais em sistema de recirculação de água.

AQUAPONIA = AQUICULTURA (criação de organismos aquáticos, peixes, camarões...) + HIDROPONIA (cultivo de vegetais na água).

Existem várias configurações possíveis para montar um sistema de Aquaponia, mas em comum, todos têm três elementos: um tanque para criação dos peixes, um lugar para filtrar a água e um outro para plantar as mudas.

Com ajuda da gravidade, a água com os dejetos desce para um outro tanque - posicionado em um nível mais baixo do que o tanque dos peixes - onde uma bomba joga tudo para o filtro: um compartimento cheio de pedra, cascalho... "E no nosso caso, a argila expandida, que nada mais é do que um pedacinho de argila, cozido em alta temperatura".

Nesse ambiente, cheio de matéria orgânica, oxigênio e umidade, bactérias presentes na natureza se desenvolvem e  vão transformar a amônia tóxica, excretada pelos peixes, em nitrito e depois nitrato, que é uma substância altamente absorvida pelas plantas.

Está com certeza será um técnica de produção cada vez mais falada nos próximos anos pelos seus aspectos de sustentabilidade !!!

aqua